top of page
Logotipo Geniana Finatto Arquitetura e Interiores
Buscar

Reformar é também preservar memórias

  • Foto do escritor: Geniana Finatto
    Geniana Finatto
  • 5 de mai.
  • 2 min de leitura

Hoje compartilho com vocês um processo muito especial e que adorei fazer: a reforma de duas cadeiras que, à primeira vista, poderiam parecer apenas objetos velhos. Mas para mim, são muito mais do que isso, são pedaços da minha história.


Essas cadeiras me remetem ao estilo de vida do lugar onde nasci, à casa dos meus pais, à minha infância e à minha família. Por isso, restaurá-las foi uma forma de preservar o valor afetivo que carregam, ao invés de simplesmente descartá-las por estarem desgastadas pelo tempo e substituí-las por novas.


O processo de reforma


A primeira etapa foi a escolha dos materiais: usei tinta esmalte à base d’água da Suvinil, lixa para madeira, pincel e 100 metros de corda de 3mm na cor terracota.


Em seguida, comecei o lixamento da madeira para remover a tinta vermelha antiga e preparar a superfície para a nova pintura. Durante esse processo, descobri camadas de tinta amarela e azul sob a vermelha, o que foi um indício de que essas cadeiras já passaram por muitas fases e provavelmente são bem antigas.


Minha intenção inicial era preservar o assento original, feito com uma trama de cordas, mas infelizmente não foi possível, pois estava bem deteriorado. Assim, removi toda a trama com cuidado, registrando em fotos para lembrar como era a técnica usada.


A pintura da madeira exigiu cerca de quatro demãos de tinta. Foi uma etapa muito prazerosa, na qual a textura e o brilho da tinta realmente lembravam um esmalte, e eu me senti pintando uma unha gigante!


Por fim, chegou o momento de refazer o assento com a nova corda. Confesso que achava que seria a parte mais difícil, já que nunca havia feito esse tipo de trabalho manual, mas me surpreendi com minhas próprias habilidades. Foi uma experiência de superação e o resultado me deixou extremamente orgulhosa.


Mais do que cadeiras: objetos com alma


Hoje, essas cadeiras continuam trazendo à tona lembranças afetivas e, além disso, refletem meu olhar para o valor da memória, da transformação e do cuidado com o que já existe.


Espero que esse projeto inspire você a olhar com mais carinho para aquilo que já faz parte da sua história. Às vezes, o que a gente precisa não é de algo novo, mas sim de uma nova forma de enxergar o que já temos.


Abaixo, compartilho imagens do antes e depois da reforma e também um pouco sobre o processo. Espero que gostem!



Cadeiras antes da reforma
Cadeiras antes da reforma

Cadeiras depois da reforma
Cadeiras depois da reforma





 
 
 

Comentários


Geniana Finatto

ARQUITETURA E INTERIORES

(47) 9 9177-2372

  • alt.text.label.Instagram

©2023 por Arquiteta Geniana Finatto. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page