top of page
Logotipo Geniana Finatto Arquitetura e Interiores
Buscar

Reformei uma mesa de cabeceira de mais de 30 anos!

  • Foto do escritor: Geniana Finatto
    Geniana Finatto
  • 4 de out.
  • 4 min de leitura
Mesa de cabeceira com mais de 30 anos.
Mesa de cabeceira com mais de 30 anos.

Vale a pena reformar um móvel antigo?


Vocês vão me odiar pela resposta dessa pergunta, mas ela é: depende!


Em muitos casos, reformar um móvel antigo pode sair muito mais caro do que comprar um móvel novo. Isso por que envolve o seu tempo e a sua energia (no caso de você mesmo se propor à fazer isso), a compra de materiais para a reforma, eventuais adaptações para a funcionalidade desejada (como essa que acabei fazendo nesse móvel), retrabalhos - pois nem sempre a reforma acontece como gostaríamos, entre outros motivos.



O mundo no qual eu acredito


Seria muito mais fácil simplesmente descarte esse móvel antigo e comprar um novo, não é mesmo? Com certeza. Mas essa não é a forma que eu acredito que funciona a arquitetura e o mundo em geral.


Quando uma pessoa da nossa família está doente e não está "sendo útil", nós cuidamos dela com amor para que melhore e volte a viver com qualidade. Quando nossos pets adoecem, nós levamos ele ao veterinário, damos remédio e fazemos o necessário para que se curem. Mas não seguimos essa lógica com seres inanimados, objetos e sem vida. Ao invés disso os descartamos e muitas vezes de forma inapropriada.


Acontece que não existe "jogar fora". O resíduo produzido por nós e descartado, apenas sai do alcance dos nossos olhos, mas vamos conviver com ele por muito tempo, as vezes décadas ou milhares de anos. É como ignorar um sentimento negativo e substituí-lo por outro: ele não desaparece! E se não olhado, ele vai retornar e talvez de uma forma nada agradável.



Apego afetivo emocional


No caso dessa mesa de cabeceira que reformei, ela fazia parte da primeira cama que meus pais tiveram quando casaram: uma mesa de madeira maciça, com um baú na cabeceira e duas mesas laterais, formando um móvel único.


Pra vocês, pode parecer um simples móvel sem graça, mas pra mim tem um significado emocional profundo, já que ele fez parte da vida na nossa família.

Meus pais casaram em 1993, ou seja, esse móvel tem aproximadamente 32 anos! Ou seja, ele é mais velho que eu e me viu crescer (risos)!



Motivos para reformar um móvel antigo


Claro que nem sempre é viável ou possível reformar um móvel. Não sejamos idealistas demais ou fantasiosos. Mas vou citar aqui alguns motivos que me fazem repensar sobre descartar algum móvel e ao invés disso, reformá-lo:


  1. Sustentabilidade - Reutilizar um móvel antigo e dar uma nova vida à ele evita mais lixo acumulado na natureza! Lembrando que não existe "jogar fora".

  2. Conexão emocional - Reformar um móvel que fez parte da sua história, que era de uma pessoa querida, que te lembra da infância ou de algum momento feliz, traz mais significado e conexão com a sua casa - coisa que um simples móvel novo não traria.

  3. Ressignificar - Quando você renova qualquer coisa externa antiga, seja dando uma nova aparência estética ou uma nova utilidade, automaticamente algo dentro de você também se renova, também ganha uma nova utilidade, também é ressignificado. "Tudo o que acontece fora, acontece dentro também". Essa é a Lei da Correspondência, um dos Sete Princípios Herméticos.

  4. Satisfação e senso de utilidade - Quando você mesma(o) reforma algo, do seu jeito, com os seus dons manuais, mesmo que haja intercorrências no meio do caminho, ver o resultado final é algo muito satisfatório. Não só o móvel será útil, mas você também se sente útil.

  5. Criatividade - Somos seres cocriadores da realidade. Essa é a nossa essência! Reformar e renovar um móvel nos faz colocar em prática essa nossa característica inata e essa sensação é incrível!

  6. Economia - Esse motivo nem sempre acontece, mas reformar algo pode sim ser mais vantajoso economicamente do que comprar algo novo!

  7. Fortalecer vínculos - Se essa reforma for feita sozinha, ótimo - você fortalece a sua solitude e a sua relação contigo mesma(o). Se ela for feita com alguma amiga(o), companheiro(a) ou alguém da família, ótimo também - você fortalece as relações, aperfeiçoa o trabalho em equipe, aprende a resolver conflitos, entre tantos outros benefícios.


Ufa! Achei bem mais motivos do que eu imaginava e ainda é possível encontrar outros como se desligar um pouco da internet e das redes sociais, sair do sedentarismo, etc.



Processo da reforma


A mesa de cabeceira fazia parte de outro móvel, como mencionei anteriormente. Assim, a altura dela não atendia mais a nova cama do quarto, que é do tipo box, pois ficava muito baixa. Para resolver essa questão de ergonomia, pedi pro meu pai fazer 4 pés de madeira e ele teve a ideia de serrar 4 pedaços de madeira maciça mesmo, que ele já tinha.


Comprei uma latinha de 800 ml de tinta esmalte a base d'água, marca Lukscolor, cor Lamparina (correspondente Suvinil), lixa para madeira, pincel, rolo e a bandeja para pintura. Além disso, para pintar o puxador da gaveta, usei tinta spray na cor dourada! Aqui gostaria de fazer uma observação sobre a tinta spray: usar ela em local arejado e de preferência, usar máscara. Eu utilizei ela ao ar livre, mas sem máscara e tive uma reação alérgica no meu rosto - provavelmente por que tinha um pouco de vento.


Materiais usados na reforma do móvel.
Materiais usados na reforma do móvel.
Pintura realizada no jardim, com proteção da grama.
Pintura realizada no jardim, com proteção da grama.

Resultado da reforma


Bom, chega de enrolação e vamos ao resultado final da reforma dessa antiga mesa de cabeceira!

Modéstia a parte eu achei que ficou linda e mais funcional (:

Apesar do trabalhão que deu instalar os pezinhos, pois tive que arrumar toda a pintura, valeu muito a pena!!!

Com vocês o resultado:


Resultado final da reforma da mesa de cabeceira com mais de 30 anos!
Resultado final da reforma da mesa de cabeceira com mais de 30 anos!

Palavras finais


Gostaram do resultado? Comenta aqui embaixo pra eu saber o quê você achou e se você faria algo semelhante.

Ainda tem outra mesinha dessas que eu pensei em fazer o mesmo. O que acham?

 
 
 

Comentários


Geniana Finatto

ARQUITETURA E INTERIORES

(47) 9 9177-2372

  • alt.text.label.Instagram

©2023 por Arquiteta Geniana Finatto. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page